sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Review: Guitar Hero 5 (Wii)

Review: Guitar Hero 5 (2009, Nintendo Wii)




Tendo sido lançado praticamente junto com The Beatles: Rock Band, Guitar Hero 5 é frequentemente comparado ao jogo do Fab Four. Uma comparação infinitamente injusta, diga-se de passagem.

Em todos os aspectos, GH5 é inferior ao TB:RB. Mas prefiro não ficar comparando muito, porque se não vão achar que eu estou desmerecendo o título simplesmente por ser fã dos Beatles e ter uma preferência maior pela franquia Rock Band do que pela série Guitar Hero (ambas verdades, mas enfim, estou analisando simplesmente o jogo, e não comparando-o aos demais).

Visualmente falando, o jogo é lindo... no XBOX360. No Wii, o visual é porco ao extremo. A platéia parece ter saído diretamente de um jogo de Nintendo 64, pois são todos iguais, não possuem dedos, rosto e nem expressão. Fazem sempre o mesmo movimento, todos em sincronia, usam até mesmo a mesma roupa. A modelagem dos personagens até que é bem feita, mas não é melhor já vista em jogos do gênero (cofcofcofBeatlescofcofcof). Além disso, a barra das notas agora é preta, parecida com a do Rock Band. Ok, um ponto positivo, ficou mais bonito. No entanto, o Star Power dificulta um pouco a visão, pois a barra se torna azul no mesmo tom do azul das notas, o que torna um pouco complicado jogar com o Star Power ativado. Aliás, o jogo todo tem um clima meio "azul", já que praticamente todos os efeitos especiais são dessa cor.

Porém, acho que o maior problema fica por parte da playlist. São 85 músicas, e a princípio, esse número surpreende. Realmente, é uma quantidade grande quando comparada aos demais jogos, tanto da série Guitar Hero quanto Rock Band. No entanto, como todos sabemos, quantidade não é sinônimo de qualidade... e essa frase se aplica aqui. Apesar de um número enorme de músicas e um número igualmente grande de artistas (são 85 músicas, de 83 artistas diferentes), são muito poucas as músicas legais. Claro que aqui estamos aplicando gosto pessoal né, mas como quem escreve a review sou eu, quem dá a opinião sobre a setlist sou eu também. Na verdade, praticamente todas as pessoas que eu conheço não gostaram da seleção de faixas do jogo, o que prova que não é implicância minha.

A jogabilidade se mantém a mesma dos jogos anteriores, e como padrão atualmente, é necessário ter o periférico para poder tocar algum instrumento. Vale lembrar também que se você gosta de jogar no vocal em jogos de música, é melhor passar longe desse título. A precisão é péssima, e muitas vezes dá até raiva do jogo. A bolinha que marca o tom da sua voz fica pulando de cima do tom que você precisa alcançar para baixo dele, mas nunca acerta. Muitas vezes, quando você finalmente acerta uma nota e precisa manter o tom, nem adianta: por mais que você mantenha sua voz intacta, a bolinha do jogo vai variar. É simplesmente frustrante (e antes de qualquer coisa, não, o problema não é por eu não saber jogar).

Devido a estes significativos problemas, a diversão se compromete. E já que todas as músicas já vêm habilitadas desde o princípio, praticamente não há motivos para jogar. Uma opção interessante é a possibilidade de passar todas as músicas que você possui no GH World Tour para o GH5, é interessante mas não muito útil, já que para fazer isso é necessário possuir o disco do World Tour. Ainda assim, é um opcional válido, para poder montar playlists com as músicas de ambos os jogos.

Existe também um modo de interação entre o Wii e o Nintendo DS, em que o jogador com o DS deve proteger seu aliado em algum instrumento enviando armadilhas ao instrumento do oponente, que por sua vez tem um aliado com um Nintendo DS e você já deve ter imaginado o resto. Ao meu ponto de vista, esse tipo de jogo, em que o jogador deve usar de "itens" especiais para ganhar não combina com a série e sua proposta.

Uma outra novidade interessante e que eu torço para que seja mantida em títulos futuros (preferencialmente títulos de qualidade) é o modo Party Play. Nele, uma música aleatória começa a tocar, e então qualquer jogador pode entrar e sair do jogo no momento em que quiser, e até mesmo alterar a dificuldade durante a música. Além disso, existe um modo onde é possível jogar com os Miis. É um opcional bem tosco e inútil, mas enfim. Tudo isso além do já clássico modo de criação de músicas.

Enfim, com o mercado atual lotado de jogos musicais, existem opções muito melhores do que o novo GH5.

Avaliação:
Gráficos: 7
Jogabilidade: 7
Som: 7,5
Diversão: 6,5
Replay: 6
Enredo: 6 (Monte uma banda e saia tocando de tudo... mesma coisa que os outros jogos do gênero, sem tirar nem pôr.)
-
Nota final: 6,5
-
Comentário final:
Definitivamente o GH mais fraco até agora. Ainda serve para tirar uma diversão com os amigos de vez em quando, para dar uma variada na playlist dos outros jogos, mas nada de mais. Eu particularmente acho a série Rock Band muito superior e mais bem trabalhada do que a franquia Guitar Hero, mas enfim, é questão de gosto. The Beatles: Rock Band é infinitamente melhor, mais bem feito e mais bem trabalhado.

...

Ok, não resisti.


Pontos fortes: O modo Party Play é uma proposta interessante, e a possibilidade de importar as músicas do World Tour também

Pontos fracos: Platéia mal feita, baixa qualidade das músicas


Vídeo:


See ya!

5 comentários:

Diego disse...

"Na verdade, praticamente todas as pessoas que eu conheço não gostaram da seleção de faixas do jogo, o que prova que não é implicância minha."[X+1]

sou amante do bom e velho rock n' roll! Todos os Gh lançados até então tinham no mínimo me divertido um pouco, até os "tijolões" dos GH's I e II! Mas sério, esse jogo me deu nojo!

Diego disse...

O que me surpreende é o fato da activision nao ter conseguido fazer um guitar hero para combater a altura do Rock Band!

Qual é melhor, GH ou RB já é uma opinião pessoal, mas a série GH já possui muito mais tradição do que a RB e achei que no mínimo esse jogo seria bem legal. Um engano! Seguramente digo que essa foi a versão mais fraca que a activision lançou, eplo menos é isso que demonstra as opções das plataformas Ps2 e Wii, um nojo!

Já passei a gostar de muitas musicas que não conhecia a partir da setlist dos Guitar Heros, mas falar da setlist do 5 chega até a me dar raiva. Como é possível terem feita tamanha merda? Dá pra contar no dedo as músicas que prestam!

A solução que vejo para um possível GH 6 é a inovação nos "bastidores" do jogo, já que na jogabilidade não há muito oq fazer num game musical do gênero!

conclusão: Maior #FAIL da história da série Gh! Prefiram o rock band dos beatles! Isso sem contar no #EPIC FAIL do personagem do Kurt Cobain no jogo!

Diego disse...

Como grande fã de guitar hero, eu até sóu suspeito para falar bem da série, mas nessa eu não vou economizar: Passem longe desse jogo! Não gastem grana ou tempo e mídia para baixa-lo.

LuuisOrdonio disse...

Gostei muito da review :]
GH5 infelizmente, é decepcionante, as musicas que prestam são realmente poucas, a platéia parece feita de papelão (pelo menos na versão de Wii, nos outros consoles não joguei)sem contar no EPIC #FAIL que foi usar um microfone no jogo, pois é extremamente díficil acertar as noras, pois elas simplesmente não param quietas, enfim, game mais fraco da série sem dúvidas.

Red disse...

O que veio após o GH3 não passaram de um monte de nada pra mim.