sábado, 1 de agosto de 2009

Review: MegaMan Battle Network 5: Double Team DS (NDS)

MegaMan Battle Network 5: Double Team DS (2005, Nintendo DS)



Esse é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos meus jogos preferidos, tanto a versão de GBA quanto a versão de DS. O jogo é uma espécie de "Remake" das versões de GBA, intituladas "MegaMan Battle Network 5: Team ProtoMan/Team Colonel", ambas lançadas no mesmo ano.

Se trata basicamente do mesmo jogo, mas com algumas singelas diferenças, como a adição de vozes aos personagens principais (Lan, MegaMan e os outros NetNavis), adição de mais alguns portraits para os personagens, adição do Party Battle System (muito bem vindo, diga-se de passagem), alguns elementos em 3D, mapas para as áreas da Net... Enfim, inúmeras melhorias para os já bons jogos originais.

A maior vantagem desse game é o fato dele ter dois jogos em um. Exatamente, você pode escolher jogar ou a versão Team ProtoMan ou a versão Team Colonel. E ainda pode criar dois saves, para não ter que jogar uma de cada vez. A interatividade do game também aumentou, com novos modos multiplayer, e a conectividade com os jogos Boktai permanece, dessa vez por meio do Slot 2 do DS.

Graficamente falando, o jogo se manteve praticamente o mesmo, exeto pelo belo modelo 3D do seu NetNavi que fica na tela de baixo, que corresponde a tela do PET. Os menus também foram todos reestilizados, dando suporte à tela de toque e ao uso da stylus, uma melhoria muito bem vinda. Praticamente tudo é acessível pela tela do toque, mas não é necessário o uso da mesma, o que, pelo menos para mim, é bastante significativo, pois não te força a usar um tipo de jogabilidade que você não queira. Alguns menus também foram reorganizados, como os E-mails, os Key Itens e até mesmo a interface do Chip Folder.

A parte sonora é bem agradável, com musicas bem legais e uma boa dublagem dos personagens. Apesar de que, pelo menos a meu ver, as vozes do jogo são muito ruins. O protagonista Lan tem uma voz desnecessariamente grossa, o que fica meio estranho por não bater com a imagem do personagem. Mas creio que não havia nada a ser feito sobre isso, pois são as vozes oficiais da dublagem americana do anime.

No quesito jogabilidade, o game também não peca. Os comandos são rápidos, e durante a batalha são bem precisos. A adição dos botões X e Y também foi muito bem feita.

Acho que uma dúvida que as pessoas podem ter em relação a esse game é: Vale a pena comprá-lo mesmo já tendo jogado as versões de GBA? Na minha sincera opinião, vale. Apesar de basicamente ser o mesmo game, as melhorias que a versão de DS traz são muitas e todas positivas.

A série Battle Network, assim como Legends e Star Force, é vista com muito preconceito dos fãs do robozinho azul, por não seguirem o padrão side scrolling da série. A meu ver, isso é uma tremenda bobagem, pois são todos ótimos jogos. E não podemos reclamar muito não, porque apesar da Capcom ter criado essas séries, nunca abandonou o estilo plataforma de MegaMan, e é isso que importa.

O enredo do jogo é muito bom. Na verdade, o enredo dessa série inteira é muito bom na minha opinião. Tudo começa quando Dr. Hikari, pai de Lan, renomado cientista do SciLab, chama Lan e seus amigos para fazer uma visita ao seu laboratório para mostrar-lhes sua nova descoberta. Quando os garotos chegam ao SciLab, algo terrível acontece: Dr. Regal, líder da Nebula, invade o centro de pesquisas, levando consigo o pai de Lan e os PETs de seus amigos como reféns. A partir daí, a organização Neblua começa a dominar diversas áreas da Net. Depois de um tempo, Chaud (ou Baryl, dependendo da versão que esteja jogando) convoca Lan e MegaMan para formarem uma espécie de "Resistência" contra a Nebula, e, de quebra, salvar o pai de Lan e os NetNavis de seus amigos. Agora cabe a Lan, MegaMan e o resto do time salvarem não só a Net, como também o mundo.

Avaliação:
Gráficos: 8
Jogabilidade: 8
Som: 8,5
Diversão: 9
Replay: 9,5
-
Nota final: 9
-
Comentário final: Como já disse, esse é um dos meus jogos preferidos. Acho que as pessoas deveriam esquecer esse preconceito sobre o jogo, por ser um MegaMan não-plataforma, e experimentá-lo antes de falarem alguma coisa. O robozinho azul, que já se consagrou há muito tempo no gênero plataforma, se mostrou muito competente no gênero RPG também.

9 comentários:

Godiles disse...

Parabens, sua melhor review [= muito bem feita...

não posso opinar muito do jogo pois não joguei muito, mas o pouco que joguei ja deu pra ter uma noção de que o jogo mereçe éssa nota [=

Incognito disse...

xD boa review ,joguei inteiro soh o primeiro de gba mesmo e concordo com a ideia de que esse jogo eh bom mesmo abandonando o estilo classico ! porem na minha opniao se vc nao curti a storia o jogo c torna repetitivo ! por isso eu num joguei os outro xP
mais continua sendo um jogo bom!

Lucas disse...

Muito boa review, Dufi-kun! :3
Pelo que você disse, deve ser muito foda. *-*
No caso das falas, é.. Deveria ser que nem na dublagem original, até mesmo que nem é a dublagem daqui no caso do Lan; que é feita por mulher, já que pra um garoto como ele soa meio ''estranho'' uma voz grossa assim. xD (não joguei, mas já vi pelo anime). E parabéns pelo seu blog! tá muito bem caprichado. (y)

Red disse...

Como você disse aí no review,"A série Battle Network, assim como Legends e Star Force, é vista com muito preconceito dos fãs do robozinho azul", confesso que isso também aconteceu comigo, mas depois de passar uma horinha só jogando uma versão qualquer do GBA, o jogo me agradou (mas devido à falta de tempo, não consegui jogar tudo).
A única coisa que não me agradou muito foi o estilo gráfico. Sinceramente, poderiam botar mais elementos 3D nos cenários principais, algo a lá Pokémon DPPt.
Enfim, vou ver se jogo, me parece um jogão. ;D

Red disse...

Ah, uma curiosidade besta nii: esse formato 3D do Mega Man é em textura comum ou Cell Shading? 'o'

Matt Harrison disse...

É em textura, nii.
Mas devido ao personagem não ter muitos detalhes e não ter muitos movimentos, ficou bem feitinho.

Osni disse...

Belo review, completo, eu achei. Megaman... *-*

Red disse...

Parece Cell shading justamente por falta de detalhes, e por causa da sombra. Eu gostei. :3

Jkun disse...

otima review

minhas espectativas estão sendo otimas por esse jogo ja q eu sou um viciado em megaman!!!!

ñ posso esperar para começar a jogar esse gamee!!!!