sexta-feira, 31 de julho de 2009

Review: Mario Kart Wii (Wii)

Mario Kart Wii (2008, Nintendo Wii)



A franquia de corrida mais famosa da Nintendo, depois de muito tempo de espera, finalmente ganhou a tão esperada versão para o atual console de mesa da Big N. Assim como a maioria das franquias de sucesso, todos estavam curiosos para saber como elas se sairíam no Wii, com sua jogabilidade diferente, principalmente os jogos de corrida, como é o caso de Mario Kart.

Mario Kart Wii tem suporte a três tipos diferentes de jogabilidade: A primeira e principal é chamada "Wii Wheel", que é quando se mantém o controle na posição horizontal, segurando-o como se fosse um volante, e geralmente envolto pelo volante de plástico que acompanha o game. Esse estilo de jogabilidade é o mais divertido, porém o mais complicadinho de se acostumar a usar. Os comandos são precisos, mas não tanto quanto nos outros modos de jogabilidade, ficando um pouco mais complexo para se fazer as curvas e um tanto quanto difícil para executar as Tricks ou empinar nas motos. A segunda é com o combo WiiMote+Nunchuck, em que o comando é basicamente igual ao do terceiro modo, em que se joga com o GameCube Controller. A única diferença é que para executar Tricks ou empinar, basta chacoalhar o WiiMote. Esses dois modos de jogabilidade são perfeitos, com comandos simples e respostas rápidas.

Por falar nas motos, foi outra grande idéia do título. A inclusão de motos e suas diferenças quando comparadas aos karts adiciona mais alguns pontos ao game. A variedade de veículos se tornou bem maior nessa versão, algo que é muito bom. O diferencial das motos basicamente é que elas podem empinar, e assim ganhar um boost temporário de velocidade.

O grafismo do jogo é muito bonito, com personagens bem modelados e cenários bem coloridos. Até mesmo os cenários de jogos antigos foram retrabalhados e refeitos num estilo novo, deixando-os bem atraentes.

O modo online do game é primoroso. De todas as vezes que eu joguei, não houve sequer um lag, tanto aqui em casa como quando levei meu Wii à casa do meu amigo, que tem uma internet fraca. Mas o destaque mesmo vai para a ausência dos Sneakers, famosos por terem "estragado" o modo online da versão de DS com seu modo de jogar injusto. No Wii, não é possível fazer Sneaking. Possível até é, mas é bem complicado e não é tão apelativo quanto na versão de DS. O modo online desse game é o principal responsável pelo fator replay do jogo, elevando-o ao máximo. O sistema de pontuação do jogo também é algo muito interessante, e não importa se você chega em primeiro ou em último, ainda é possível ganhar ou perder pontos, pois isso depende da sua performance e não da sua colocação.

A parte sonora do game também é muito boa, com as músicas temas das fases bem interessantes e "pegajosas", por assim dizer. A questão do som sair do WiiMote foi muito bem utilizada, e dá uma imersão maior no jogo.

O fato é que Mario Kart é Mario Kart, praticamente um sinônimo de diversão. Seja jogando multiplayer local, multiplayer online, ou até mesmo sozinho, pode ter certeza que você terá grandes momentos de diversão em grupo ou sozinho. Eu joguei, aprovei, e recomendo!

Avaliação:
Gráficos: 9
Jogabilidade: 8
Som: 8,5
Diversão: 10
Replay: 10
-
Nota final: 9
-
Comentário final: Realmente, um ótimo jogo para se jogar com os amigos. Sempre rende boas risadas e momentos de diversão em conjunto! Digo até que é um titúlo quase indispensável na coleção de qualquer proprietário de Wii.

4 comentários:

incognito disse...

xD mario kart eh o jogo prajoga com seus amigos ,eh um jogo simples mais bom o suficiente pra te fase jogar por horas e horas ,game muito foda.

Godiles disse...

realmente é um jogo muito divertido, e o modo online é perfeito, não da uma travadinha no meio das corridas, a unica desvantagem que vejo neste jogo maravilhoso é que ele enjoa rapido, depois de umas 4 corridas online voce ja quer trocar de jogo, isso com ou sem amigos.

Kike disse...

pra mim o melhor jogo de corrida pra wii e ds (que nao eh o mesmo mais tudo bem)

joguei as 3 jogabilidades possiveis, achava a do controle do gamecube a melhor, mais ai gostei da do nunchuck + wiiremote que eh a que mais combina com o jogo em si.

Red disse...

Eu vou forçar meu primo para trazer o Wii dele aqui D:"
Ótimo review, nii. '-' Esse pode ainda não ter sido o melhor jogo de Wii que já joguei, até porque ainda não tive como testar todas as funcionalidades e talz... Mas acredito que ele esteja na minha lista Top 10 de games do Wii. '-'