quinta-feira, 9 de julho de 2009

Review: X-Men Origins: Wolverine (Wii)

X-Men Origins: Wolverine (2009, Nintendo Wii)



Quando vi o anúncio desse jogo, pensei: "Bah, nada de mais, só mais um game baseado em filme que está fadado ao fracasso e à rejeição." Depois de um tempo, mais algumas notícias saíram, notícias essas que me fizeram esquecer o pré-conceito que eu havia montado do game e criado expectativas altíssimas. A proposta da regeneração dopersonagem, bem como as feridas em tempo real e o esquema da barra de vida me deixaram realmente animado com o game, o que me causou uma certa decepção com o produto final.

O já citado fator de cura foi muito bem feito, os ferimentos e a regeneração em tempo real muito bonitos e tal... No X360 e no PS3. No Wii, nada. Nem um rasgo na camisa. Nem uma gota de sangue sequer. Não joguei muito a versão dos outros consoles, mas o pouco que joguei já deu pra sentir a superioridade quando comparado à versão de Wii, apesar das promessas de que o game seria exatamente o mesmo nos três consoles, óbviamente com um downgrade gráfico no Wii. Apesar disso, o esquema de cura do personagem foi mantido, com a barra de HP que se regenera sozinha. Os gráficos do jogo não são bons o suficiente, com coisas como personagens pisando no nada ou expressões falhas. Isso passaria batido se estivessemos falando dos gráficos no decorrer do game, mas não, estamos falando dos gráficos das CGs. Na minha humilde opinião, acho isso inadimissível, até mesmo no Wii. Parece que foi tudo feito às pressas, e o game ainda está com gráficos meio beta.

A jogabilidade também difere da prometida. Foi dito que seria usado muito o sensor de movimento do console, logo imaginamos que iríamos fazer os movimentos dos golpes e Wolverine os reproduziria na tela (nem que fosse mais ou menos como em Zelda TP, que o combo é padrão mas pelo menos prescisa de um movimento). Novamente, nada disso. A jogabilidade é nos botões mesmo, e os sensores só são responsáveis por fazer Logan pular de árvore em árvore ou semelhante. Porém, a jogabilidade não é ruim. Os comandos até que respondem rápido, mas é difícil acertar os combos de vários botões (que aliás se mostram inúteis, já que os inimigos padrões não duram até o final do combo e os chefões não deixam você fazer o combo todo).

Os inimigos de Logan não são muito variados, com exceção dos chefes, claro. Esses são os personagens do filme, mas os inimigos comuns não possuem muitos tipos de modelos diferentes. Isso dá a impressão de estar matando os mesmos caras zilhões de vezes, o que não é muito legal em um Beat-'Em-Up. Porém, isso não chega a afetar muito a diversão. Sonoramente, o game também não é muito forte. Não chega a ser fraco, mas também não é nada de mais. O jogo ainda conta com um sistema de power-ups, e a cada inimigo que você derrota, Logan adquire alguns pontos de "experiência". Esses pontos podem ser convertidos em diversos atributos, como aumento de HP, aceleração do fator de cura, defesa contra ataques meelee, defesa contra ataques ranged, e por aí vai. Isso aumenta um pouco o fator replay, fazendo com que você jogue para adquirir pontos e aumentar as habilidades do personagem.

Para finalizar, gostaria de dizer que esse jogo me deixou com expectativas altas demais antes do seu lançamento, expectativas essas que se mostraram, em sua grande maioria, falsas (pelo menos na versão de Wii). A versão dos outros consoles parece ter ficado até boa, mas a de Wii não passa de um Beat-'Em-Up mediano, infelizmente. Esse era um game que prometia.

Avaliação:
Gráficos: 6,5
Jogabilidade: 6,5
Som: 7
Diversão: 6,5
Replay: 7,5
-
Nota final: 6,5
-
Comentário final: No geral, até é um game mediano. Diverte por um tempo, mas logo enjoa. Realmente, uma pena que tenham diminuído tanto a versão de Wii...

------------------------
PS.: Desculpem pela falta de imagens da matéria, é que realmente não consegui achar imagens boas da versão de Wii, e não queria postar imagens das versões para os outros consoles por que não vejo sentido em fazer isso.

5 comentários:

Godiles disse...

até que eu não achei tão ruim :P

os negocios de poder almentar os atributos dão uns belos pontos extras na minha opinião...

os graficos gostei tambem, alem do que wii e ps2 tem praticamente o mesmo grafico...intão exigir algo a mais do procesador "mediucre" do wii é muito...

Kike disse...

tambem acho o wii um ps2 com movimentos... e nao se pode exigir graficos monstruosos para wii pois ele nao tem essa capacidade, mais o jogo esta bem elaborado.

Matt Harrison disse...

Geralmente eu não apareço aqui nos comentários, mas vai lá:

Em todos os aspectos, o Wii é muito superior ao PS2, principalmente devido ao fato do PS2 ser um last-gen. No entanto, o que falta é boa vontade por falta das third-parties, que não se empenham suficientemente em fazer um jogo aproveitando o máximo da capacidade do console, por ser muito mais barato (e lucrativo) fazer um jogo simples com gráficos porcos.

Tanto que, na maioria, os jogos com gráficos bons ficam por conta da própria Nintendo, como Zelda TP, Mario Galaxy, Metroid, entre outros.

Mas, atualmente, esse cenário está mudando, jogos de qualidade estão aparecendo mais frequentemente e creio que isso só vai continuar aumentando. :)

Incognito disse...

Manu joguei o de x360 e o de wii claru que tem todas akelas diferenças ,que fazem a xperiencia de jogo bem diferente ,eu curti o sistema de luta do x360 fasendu akeles combos mas que brutais ,e a roupa (camiseta) rasgandu com os tiros e com os atck dos inimigos vc ateh pode v os ossos dele uma hora e depois c regenera tudo de volta (menos a camiseta) mais ainda eh um jogo simples d+ num vi muito desafio pelo menus nas partes que joguei xD

Hitsu' disse...

E eu achando que esse jogo realmente seria o máximo, mas fazer o que né n-n