quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Review: The Beatles: Rock Band (Wii)

Pra encerrar o ano com chave de ouro, vou fazer uma análise do meu jogo favorito desse ano! Bom, sem mais delongas, vamos à review!
--------------

Review: The Beatles: Rock Band (2009, Nintendo Wii)



Finalmente, tenho a oportunidade de analisar o jogo que foi o mais aguardado por mim durante todo o ano. Desde que foi anunciado, este jogo me deixou extremamente ansioso por seu lançamento, e com expectativas altíssimas; expectativas essas muito bem saciadas, diga-se de passagem.

Antes de prosseguirmos tratando do jogo, vou tentar resumir brevemente pra vocês a história da carreira dessa que é considerada a melhor banda da história (e com razão). Como devem ter percebido, sou fã dos Beatles. Devido a este fato, fui muito mais crítico em relação ao jogo, para saber se fizeram um bom trabalho com minha banda predileta.

Os Beatles foram uma banda formada na década de 60 por quatro garotos da cidade de Liverpool, na Inglaterra. Formada por volta de 1960 e tendo seu primeiro disco lançado em 1962, a carreira da banda durou aproximadamente 10 anos, com seu último disco lançado em 1969. Como podem ver, é uma banda bem antiga, mas que mantém-se firme e forte até hoje. É um raro caso de uma banda atemporal, que continua popular após várias gerações, e, acredite, vai continuar sendo por um bom tempo.

Enfim, poderia ficar aqui por parágrafos a fio contando pra vocês a história dessa grande banda, mas creio que este não é o foco principal da review; vamos ao jogo. Caso queira se aprofundar mais da história do quarteto, pesquise você mesmo ou venha falar comigo.

A princípio, você pode pensar que é só mais um jogo de banda. Sinto em informá-lo que você está amargamente enganado. Este não é "um" jogo de banda; é "o" jogo de banda. E não, isso não é apenas pelo fato de ser um jogo da minha banda preferida, antes de qualquer coisa. Façamos assim, vamos desconsiderar a lista de músicas: vamos encarar este como um jogo de banda normal, como Rock Band 2, por exemplo.

Comecemos pelo visual então. É, de longe, o jogo musical mais bonito já feito. Os cenários são réplicas muito fiéis dos locais por onde a banda passou, e os personagens são caracterizações extremamente semelhantes aos músicos de verdade, em todas as fases de suas carreiras. Desde os jovens garotos com cabelo igual e terninho tocando no The Cavern Club, até os quatro homens barbados e cabeludos tocando no terraço da gravadora. É, sem dúvidas, o jogo musical mais legal e bonito de se assistir. Isso sem contar de que este é um dos poucos jogos em que praticamente não há diferença alguma no visual do Wii e dos consoles HD. Claro, há um serrilhado aqui e acolá, uma animação mais truncadinha em alguns momentos, mas nada que comprometa o visual que ainda é perfeito. Vale lembrar também que todo o visual foi feito com extremo cuidado para que a ambientação fosse competente, e até mesmo o movimento dos dedos para cada nota das guitarras/baixos, cada baquetada da bateria, foi mantido como no real. Simplesmente perfeito. Além disso, ouso dizer que o clipe inicial desse jogo é um dos mais bonitos que já vi, sem contar os clipes que passam quando o jogador avança no modo Carrer, que contém montagens muito legais com fotos da banda.

Quanto à jogabilidade, não há muito o que se dizer. É a mesma jogabilidade padrão dos jogos de música. Porém, o vocal merece um destaque: é a primeira vez num jogo de banda em que é possível se ter 3 vocalistas ao mesmo tempo em uma música, sendo um para a voz principal e os outros dois para back vocals. Isso é uma novidade e tanto, e cai como uma luva para o jogo do quarteto de Liverpool, sendo que os quatro eram cantores. Além disso, tem o fato de que Rock Band é infinitamente melhor do que Guitar Hero para se cantar por natureza. Agora some isso às melodias facilmente associadas dos Beatles e as letras simples e você tem o melhor jogo para soltar a voz. Outro ponto a se destacar são os instrumentos que acompanham o pacote do jogo, que são réplicas dos instrumentos usados pelos músicos, como o baixo Höfner e a guitarra Gretsch Duo-Jet, por exemplo, simplesmente perfeitos e lindos. Outro aspecto interessante é que esse é o único pacote de banda que inclui um pedestal para o microfone, para que o jogador possa cantar enquanto toca. Outra novidade muito bem vinda.

A parte sonora não precisa nem ser comentada; são 45 músicas selecionadas dentre as mais de 200 da banda. Mas, por incrível que pareça, é aí que o jogo peca: 45 é um número muito baixo. Os Beatles com certeza tem muito mais a oferecer, mas o motivo para este número é simples e bem óbvio: DLCs. O jogo é recheado deles, considerando que três álbuns já foram disponibilizados para download até a data de hoje, sendo eles "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", "Abbey Road" e "Rubber Soul".

Apesar das DLCs competentes, devemos lembrar-nos de que são todos pagos, e sabemos que não são todos que tem acesso à tal recurso. E pior: devido ao número limitadíssimo de músicas que estão incluídas no disco, pérolas como "Yesterday" e "Hey Jude" ficaram de fora, vá saber por quê, o que nos faz esperar até que os discos de tais canções sejam lançados para download. Porém, mesmo assim não podemos desmerecer a soundtrack do jogo, pois a mesma conta com clássicos como "A Hard Day's Night" (música tema do primeiro filme deles), "Twist and Shout" (que atire a primeira pedra quem nunca ouviu essa música em uma daquelas festinhas de aniversário organizadas pela família para aquela sua tia velha e chata!), "Can't Buy Me Love", "Yellow Submarine", entre tantas outras.

Assim como todos os outros jogos de música, The Beatles: Rock Band é perfeito para se jogar com os amigos, pois traz diversão garantida. Todas as músicas já vem liberadas desde o começo para o modo Quick Play, exeto por "The End", que só é habilitada após o jogador chegar ao fim do modo Career. O modo on-line também é perfeito: não apresenta um único defeito, parece até que você está jogando offline. Nem mesmo os loadings demoram mais. É possível jogar com seus amigos ou com pessoas aleatórias por meio da Nintendo Wi-Fi Connection.

E para aumentar ainda mais o fator replay do jogo, a versão de Wii traz todos os Achievements dos consoles HD, o que é um ponto mais do que positivo. Algumas das conquistas são extremamente difíceis de se alcançar, enquanto que para outras basta prosseguir com o jogo. E como se não bastasse, o jogo é um prato cheio para os fanáticos pela banda, pois trás uma quantidade enorme de conteúdo extra, como fotos e vídeos que nunca antes foram revelados ao público. E para obtê-los, não é necessário muito esforço: basta atingir uma pontuação satisfatória nas músicas do modo Carrer. Em cada música, é possível habilitar duas fotos: uma ao fazer uma pontuação de pelo menos três estrelas e outra por atingir cinco. Já os vídeos são destravados conforme você habilita as fotos.

Por mais que você não seja fã dos Beatles, o jogo vale a pena, e muito. Além de acompanhar instrumentos lindos nos bundles, é um jogo muito bem feito. E você sempre vai ter pelo menos um amigo ou parente que goste de Beatles, então esse jogo é uma boa pedida pra dar uma variada no estilo de música dos jogos. Talvez até você mesmo se torne um fã da banda por causa do jogo!


Avaliação:
Gráficos: 10
Jogabilidade: 10
Som: 10
Diversão: 10
Replay: 10
Enredo: 10 (Encarnar a carreira da banda mais famosa da história? Parece ótimo pra mim!)
-
Nota final: 10
-
Comentário final: Pra quem pensava que o mercado estava saturado com jogos musicais, está aí a resposta da Harmonix em parceria com a Apple Records. Um jogo que diverte pessoas de 8 a 80 anos. Jogue com moderação.

Pontos fortes: Junte um dos gêneros de jogo mais divertidos que tem com a melhor banda da história. Precisa continuar?

Pontos fracos: Quantidade de faixas disponíveis no disco muito baixas, sendo necessário adquirir DLCs para uma melhor experiência de jogo;


Vídeo:


-----------------------------

Bom pessoal, é isso por esse ano. Espero que estejam gostando do blog, pois eu estou gostando de escrevê-lo! Desejo a todos um feliz ano novo, com muita paz, muita saúde, muita felicidade e muita jogatina! :D

Até ano que vem!

24 comentários:

Godiles disse...

mais um belo review mr.

realmente a parte de poucas musicas é cruel...mas a parte dos archiviments é fantastica...

ótimo jogo sem duvida.

espero que 2010 continue assim com o blog porque cada vez ele fica melhor, e que 2010 venha com centenas de novos seguidores um feliz ano novo!

SilveRzzzz disse...

Curti a review. Parabéns :]
To querendo já faz um tempo adquirir o jogo, parece ser legal, melhor que GH e RB juntos hauauhuahuaa (e olha que curto bastante Rock Band de PS3, ja joguei um pouco e pelo pouco que joguei achei foderasso :x)
Mas é isso aí, quem não tem Wii, caça com SNES hauahuau
SNES >>>> All :D

Mais uma vez, parabéns pelo blog, velho.

Incognito disse...

Legal a review cara ! Achu que sua melhor ateh agora ,falou de cada ponto do jogo xD bom jogo esse mais achei uma coletania de musicas muito baixa pra um um jogo de musica =P AGORA GO GO GO GO 2010 xD

Osni disse...

AEAE, muito bom o post, sei como é falar de algo que se gosta IOAIOAW Mas mesmo assim, ficou boa a review sim! Cê escreve bem do jogo, falando de certos detalhes importantes. Abrass õ/

Red disse...

Bom, a juntar o fato de eu também adorar essa banda, não preciso comentar mais nada. Rock Band é o melhor game do gênero, ainda mais com The Beatles no nome >XD E realmente, se pudesse, você daria mais de 10 que eu sei. Bom, parabéns pela review! Essa realmente encerrou com chave de ouro!

Matt Harrison disse...

10 é uma nota muito baixa a se dar para os Beatles, eu sei. xD

Um ótimo fim de ano pra todos vocês também, e valeu pelo incentivo! :D

Jeremias disse...

Parabens!!!
Gostei da maneira clara e objetiva dos comentarios...
Ate a proxima..

Oi, eu sou Goku. disse...

Gostei, Matt.
A ortografia, gramática e habilidade literária que usa é perfeita.
Lembra muito o modo técnico e profissional.
Eu poderia lembrá-lo de não dar fanta ênfase aos seus gostos pessoais quando escrever um artigo, mas se tratando de um blog pessoal, isso seria impossível e até desnecessário.
Não sou a maior adepta de jogos musicais, então tudo o que posso dizer é que, até mesmo eu fiquei com vontade de testar o game.
Parabéns e acredite, você tem talento.
Feliz 2010!!! ~

By Sophy.

carla f disse...

cada dia que passa tenho mais orgulho de vc
suas opiniões são claras e objetivas, parabéns!!!!

Lucas disse...

Ótima Review, como sempre, objetiva e bem explicada..
Esse game parece ser foda,
com certeza um prato cheio pros fãzoes.
Suas reviews são muito boas, parabéns q
Qualquer dia, faz uma de Megaman Legends :3 (de N64 no caso, né xD)

Matt Harrison disse...

Pode deixar, Ishi-kun, Mega Man 64 tá na minha lista de jogos que eu quero analisar!

Mike disse...

concordo q eh um jogo bom mais as musicas do beatles são mto "calminhas" >< eu acostumei com guitar hero nas mto agitadas e "rockadas".acho q esse eh um ponto fraco e no expert os kra dexo umas notas q nem existem! oO

Matt Harrison disse...

Isso não é verdade, nem de longe. '-'

Apesar de aparentarem ser simples, as músicas dos Beatles não são mais fáceis como se pensa.

As músicas mais simples são as do começo, mas as do fim da carreira do quarteto são bem mais complexas.

Restart81 disse...

Muito boa a review Doofie =)
uma das melhores bandas junto com um dos melhores jogos *-*
fora os cenários fiéis e gráficos ótimos.
Muito bom o blog também :D

Marcos disse...

Olássss! Tive a oportunidade de cochecer um pouco do "The Beatles: Rock Band" exatamente no último dia do ano de 2009 e adorei.... agora c/ este review maravilhosamente analisado pelo meu amigo aqui, fica mais claro que este game não pode faltar no console de quem gosta muito de Beatles ou simplesmente p/ quem gosta de boa música e tb de se divertir...
Abçs Matt

Rossi disse...

otima review =D

realmente esse eh um dos melhores jogos de musica da historia, e junto com uma das melhores bandas da historia, nao podria ficar melhor...

muito bom, soh nao dou nota 11 pq u maximo eh 10 xD

Diego disse...

Sou mto fã da série Guitar Hero, nunca gostei mto de rockband e menos ainda dos beatles, apesar de respeitá-los e admitir que eles eram mto fodas, questão de gosto mesmo!

Na época do lançamento achei que esse jogo ia ser uma porcaria, mas logo depois começaram a vir as críticas positivas e todo mundo falava mto bem desse jogo, mas mesmo assim eu não continuava encarando-o com bons olhos!

Ok, o tempo foi passando, até que em certo dia do mes de dezembro eu leio a notícia que o Rockband Beatles havia ganhado com o jogo do ano! Pra mim foi indiferente e eu continuava me questionando: "Porra oq esse jogo tem de tão especial?"

Foi então que eu li essa sua análise, e logo de cara me impressionei, pq vc havia dado 10 em tudo, inclusive na nota final. Lendo o seu texto eu comecei a ver o porque dese jogo ser tão bom e minhas duvidas começaram a ser respondidas. Bom sua análise do jogo não tinah como ser melhor e mais detalhada, vc disse tudo e deu pra ver que vc fez com vontade e dedicação (até pq eu sei que vc é fanzão de Beatles!!kkk ;D) oq resultou num ótimo trabalho.

Como já disse antes, sou mto mais fã das bandas de hard rock, metal e heavy metal das décadas de 70's e 80's e um pouco da de 60's tbm e beatles nao se encaix amto no meu gosto! Vou continuar praticando mias nos jogos da série GH até virar um rockstar*---* HUEHUEHUHUEUE! Mas um dia ainda jogarei esse jogo. Ta afim de montar uma banda nele??~~

Luis Felipe disse...

Sempre fui muito fã da série guitar Hero, pois possui varias musicas dos meus estilos preferidos, rock, trash metal dentre outros, enfim, como no comentário do Diego, esse jogo sempre foi meio "watheaver" pra mim, pois Beatles nunca fez parte da minha PlayList, mas é uma das maiores bandas da história isso é inegável. Quando vi alguns videos do jogo, várias críticas positivas, e principalmente quando veio a indicação como jogo do ano, eu me rendi xD. O jogo realmente é lindo, o melhor visual de game musical que existe, e não preciso dizer que agora depois de ler sua review deu uma aguinha na boca AHISOHAOSHA, é meio difícil comentar um jogo que voce nunca jogou, mas ficando apenas com os videos, as reviews(principalmente a sua, hehe)e com a indicação a jogo do ano, posso dizer que concordo com tudo o que voce disse, um Rock Band, com uma das maiores bandas da história, como poderia ser ruim?, Confesso que agora estou pensando seriamente em comprar a versão pra XBOX 360, só para conferir o que todos estão dizendo xD

Enfim, gostei muito da review, foi realmente a melhor das que eu já li, parabéns :)

[estou desconsiderando seu vício pelos Beatles nela ;D]

abrass.

Manu ~ disse...

Beatles, uma banda só de gente bonita. (Y)

Grandinho seu review thio. Muito bom. u.u

Me deu vontade de jogar quando eu vi o trailer :~

Só que eu não tenho um Wii. u.u /poor

RAPhael disse...

The Beatles Rock Band me parece ser um ótimo jogo para se divertir nos fins de semana, apesar de não ser muito fã do rock eu jogaria esse jogo por ser muito bem feito e ter uma jogabilidade perfeita!

Breddy disse...

após ler a aálise, vejo que esse jogo atrai, e chama muito a atenção, apesar dos gráficos parecerem ter sido pintados com lápis de cor. (mesmo sabendo que o forte de jogos assim não é a qualidade gráfica)

se você é fã de Beatles, com certeza irá gostar muito desse jogo, ele é bem preciso.

se não é, jogue-o apenas para ver como esse jogo é bem feito (apesar de não ter nenhuma música tão desafiadora, como Free Bird, ou músicas parecidas...)

Breddy disse...

após ler a aálise, vejo que esse jogo atrai, e chama muito a atenção, apesar dos gráficos parecerem ter sido pintados com lápis de cor. (mesmo sabendo que o forte de jogos assim não é a qualidade gráfica)

se você é fã de Beatles, com certeza irá gostar muito desse jogo, ele é bem preciso.

se não é, jogue-o apenas para ver como esse jogo é bem feito (apesar de não ter nenhuma música tão desafiadora, como Free Bird, ou músicas parecidas...)

Pedro Bengala disse...

Bom, para começo de conversa vou deixar bem claro que nao sou muito fã desse tipo de jogo, tando Rock Bands, como Guitar Hero entre outros, mas a partir dessa minunciosa análise esboça-se um certo desejo de jogar, mesmo que só por curiosidade.

Mike disse...

kra eh de perto sim,tanto q as musicas dos beatles são sempre as primeiras tocadas qndo alguem vai aprende a toca um instrumento.esses dias fiz um trabalho pra escola e tive que fase uma musica,usamo a yellow submarine como base e quando fui tocar mesmo na guitarra ficou legal mais nem precisei disso,toquei num cavaquinho mesmo de tão podre que são as musicas.os beatles são boms e muito mais as musicas são muito basicas em notas,e volto a falar: musicas do beatles são mto "calminhas" e no expert tem notas que nem existem!