sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Review: New Super Mario Bros (NDS)

Review: New Super Mario Bros. (2006, Nintendo DS)



Recentemente fomos presenteados pela Nintendo com um novo jogo do Mario para o Wii. Mas, enquanto eu não tenho a oportunidade de jogar essa nova obra-prima (assim que o fizer, escrevo uma review!), me contento com a versão de DS.

Esse jogo tem como objetivo ressucitar o Mario no estilo plataforma clássica, mais precisamente os da era do NES (daí o título). E é isso o que ele faz.

NSMB traz todas as características da série Super Mario Bros., nada mais do que a série que consagrou o Mario e o fez ser o que é hoje. Por tanto, pode esperar por muitas fases, músicas marcantes, e muitas sessões de pisoteamento de Goombas e Koopas.

A versão traz gráficos primorosos no portátil de duas telas. O estilo gráfico é um pseudo-3D, ou seja, é um estilo gráfico que utiliza sprites de um jeito que faça parecer que é em 3D, e é bem bonito. Com os personagens bem trabalhados e cenários muito bem planejados e coloridos, como de praxe da franquia, o visual ficou muito bom.

A jogabilidade é outro ponto alto do game. Com comandos precisos e novos movimentos adicionados a Mario, conseguiu adicionar várias novidades à série (me refiro à série Super Mario Bros., não à franquia de Mario como um todo) e manter a mesma jogabilidade ótima dos jogos anteriores.

A adição de novos itens também é muito bem vinda. Entre os já consagrados, agora Mario pode ingerir um cogumelo gigante realmente crescer, ocupando boa parte da tela e destroçando tudo em seu caminho. Isso, junto ao mini-cogumelo e ao casco azul, adicionam ainda mais novidades ao título.

O som é algo que nem precisa ser comentado. Como padrão na franquia (agora sim me refiro a TODOS os jogos do Mario), as músicas são extremamente bem elaboradas e marcantes. Os efeitos sonoros também são muito bons, inclusive as vozes (outro grande trabalho de Charles Martinet... Se você não sabe quem é, pesquise!).

Talvez o ponto mais fraco do game seja o enredo. Mas não que seja ruim, é só... clichê demais. É o mesmo enredo de sempre: Peach foi raptada, salve-a. Pronto, rápido e direto. Mas já fazem tantos anos que é assim, por que mudar agora? Nem faz mais falta uma história nos Mario plataforma.

Bom, este é um jogo que já nasceu clássico. Consagrado desde o nascimento, é mais um "must have" na coleção de qualquer proprietário de um DS, já que Mario é o tipo de jogo que agrada todo mundo.

Avaliação:
Gráficos: 9,5
Jogabilidade: 10
Som: 10
Diversão: 10
Replay: 10
Enredo: 7
-
Nota final: 9,5
-
Comentário final: Mario é Mario, um clássico. Mais um título da vasta biblioteca do DS que merece ser jogado até o fim, e depois rejogado de novo, e de novo, e de novo...

Pontos fortes: Gráficos, som, jogabilidade... É Mario, não dá pra escolher qual a melhor característica!

Pontos fracos: Devia ter o Yoshi

Vídeo:

5 comentários:

Godiles disse...

review legal...+ poderia ser melhor, esse jogo realmente mereçe um texto GIGAAAAANTE =D

Crystal ~ disse...

Eu gostei. D: *não conta*

Concordo com a maioria das coisas, esse jogo owna, deu até vontade de jogar. *-* q
Queria ver o de Wii. ç.ç

Matt Harrison disse...

Também tô muito a fim de jogar o de Wii. :/

Vou reformular o texto, apesar de estar bom, poderia estar muito melhor.

Incognito disse...

pow bacana o texto soh achei que puxou demais o saco do mario xD agora falando do jogo ,eh bom mesmo resgata os velhos tempos xD joguei pouco esse titulo mais ja deu pra ver como eh.

Red disse...

Meu primo comprou o de Wii, mas tô com preguiça de ir lá z_z Belo review nii. Parabéns mesmo! E concordo com tudinho o que você disse aí u_u