quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Review: Sonic and the Black Knight (Wii)

Antes de mais nada, aviso aos fanboys do Sonic: tudo que eu digo aqui neste artigo é a MINHA OPINIÃO, e se você discorda, é a sua. Já adianto que a análise do jogo não será positiva, e se não quer lê-la, pule tudo para a análise abaixo, mas não me venha encher as picuinhas nos comentários. Não é nada pessoal, não odeio o Sonic nem nada do tipo.

Dito isso, podemos começar.
---------------------------------

Review: Sonic and the Black Knight (2009, Nintendo Wii)



Vou começar repetindo algo que já foi dito em outra análise: o Sonic não anda bem das pernas, e já não é de hoje. A cada novo jogo, os produtores conseguem piorar (não me pergunte como!), salve as exceções dos portáteis. SBK só não consegue ser pior do que Sonic and the Secret Rings (meu Deus, ainda tenho pesadelos lembrando desse jogo).

Vamos começar pelo enredo. Ou melhor, depois de saber que o Sonic usa uma espada, você ainda quer saber do enredo? Bom, se insiste... A história se passa durante a época medieval, mais precisamente no período da Távola Redonda e do Rei Arthur. Aliás, o enredo gira em torno do próprio. Resumidamente, o antes justo e bondoso rei se tornou malígno e cruel. E então, cabe a Sonic, que foi transportado de volta no tempo, de outro mundo ou seja lá do que for, salvar o reino das garras do tirano.

...é, eu avisei.

Enfim, no passado Sonic encontra todos os personagens característicos da série, ou melhor, os antepassados dos mesmos. Cada um tem uma função no reino, Tails é o ferreiro, Knuckles, Shadow e Blaze são cavaleiros do rei... Enfim, cada um tem um cargo diferente. Por falar nisso, aproveito para destacar um ponto no mínimo estranho do jogo. O primeiro chefe, nada mais é do que o próprio Rei Arthur. O segundo, Shadow The Hedgehog, e diga-se de passagem que na biografia do personagem (um dos extras do jogo, volto a falar disso mais tarde) consta que ele é O MELHOR CAVALEIRO DO REINO. Porém, abos são ridiculamente fáceis de se passar. Ou seja, os dois primeiros chefes do jogos são supostamente os dois guerreiros mais fortes do reino, mas possuem um nível estúpido de dificuldade, nível esse que perpetua pelo jogo todo, por sinal. É, no mínimo, estranho.

Um ponto positivo do jogo (e talvez o único) são os gráficos. Estes foram muito bem trabalhados, principalmente na primeira CG do jogo, realmente podemos perceber que pelo menos isso foi bem feito. Mas até isso peca. Após a CG inicial (que é muito bem feita, como já disse), todas as próximas cutscenes do jogo são feitas com espécies de "recortes de papel" com animações bem porcas na tela, enquanto o texto passa em baixo. Isso é bem enjoativo, pois não tem o mesmo rítmo frenético da CG de abertura. Durante o jogo, o gráfico se mantém num bom nível também, apesar dos cenários bem simplistas.

O som do jogo é bom também, com opção de áudio em japonês e em inglês, e muito bem dublada. O mais curioso é que, quando o áudio está em japonês, Sonic ainda pronuncia algumas frases em inglês, mas que não condizem com a legenda. O que é de se estranhar, visto que a mesma também encontra-se em inglês. O áudio durante o jogo também é razoável, com uma trilha sonora interessante e efeitos simples.

A jogabilidade é outro aspecto enfadonho. Embora o jogo até consiga transmitir uma certa sensação de velocidade, os cenários são extremamente curtos (uma péssima combinção com o estilo extremamente semelhante entre as fases e as missões completamente não-criativas), com um caminho muito limitado a ser seguido, e o esquema mais porco dos jogos de ação do Wii: balance o WiiMote aleatoriamente e o personagem faz sempre o mesmo movimento. Mas, falando sério, qual a utilidade disso? Se o personagem vai fazer sempre o mesmo golpe independentemente do modo com que você balança, qual é a diferença entre isso e apertar um botão? Isso faz com que o jogo perca todo o sentido de ter sido uma exclusividade de Wii.

Por outro lado, em meio a tantas deficiências, um pequeno ponto se destaca no horizonte: o jogo possue uma quantidade enorme de colecionáveis. Isso é um prato cheio para quem gosta de completar tudo no jogo, o que pelo menos te dá um motivo para jogar este game, visto que as missões são tediantes e o enredo não desperta curiosidade nenhuma. E conseguí-los não é fácil também, o que aumenta consideravelmente o fator replay.

Enfim, se você busca um game de aventura, existem infinitos outros títulos melhores para o Wii. Parando para atestar mesmo, não existem motivos práticos para se comprar esse jogo, já que a biblioteca do Wii possui pérolas muito melhores do que esta, muitas até mais antigas.

Avaliação:
Gráficos: 8
Jogabilidade: 6
Som: 7
Diversão: 4
Replay: 6,5
Enredo: 3
-
Nota final: 4,5
-
Comentário final: Qual o problema dos desenvolvedores de novos jogos do Sonic? Parem de fazer o ouriço como lobisomem, cavaleiro ou o diabo que for, façam um jogo simples com progressão lateral idêntico aos da época do Mega Drive!

Ponto forte: Gráfico bem trabalhado e uma porção de extras;
Ponto fraco: Todo o resto;

Vídeo:

14 comentários:

Godiles disse...

é estranho mas toda vez q vc fala desse jogo eu tenho vontade de jogar...e depois dessa review fiquei com mais vontade ainda Ôõ...

Red disse...

Well, vamos começar, nii. :D

Pra início de conversa, Sonic and the Black Knight NÃO É UM JOGO DA SÉRIE PRINCIPAL! Então, não tem como ser considerado pelo mal enredo. O Lobisomem do Sonic Unleashed tudo bem.
Depois, Sonic and the Secret Ring, embora você considere um lixo, TODOS -repito- TOOODOOOOOS consideram como o MELHOR JOGO DO SONIC nessa geração. Sobre o som, acho que você não ouviu bem a trilha sonora, então escute-a novamente. :)
Concordo que a jogabilidade seja sofrível, então nesse ponto você está certo.
Bom, depois eu termino meu comentário D:
Mas mesmo eu não concordando com 80% do que você disse, eu gostei da review '-'

Até a próxima :*

(Ah! Godiles, pode jogar sem medo que o jogo é legal sim, eu garanto, e isso não é porque eu sou Seguista, mas é porque o jogo é bom sim) :3

Matt Harrison disse...

É como eu disse, é questão de opinião. x)

Você gostou, mas eu achei ruim.

Sendo da série principal ou não, não muda o fato do enredo ser uma droga. Muitas franquias possuem spin-offs com bons enredos.

E eu nunca vi nada sobre esse negócio de "melhor jogo do Sonic da nova geração", pelo contrário, o jogo que eu vi com esse título foi, apesar de tudo, Unleashed.

Matt Harrison disse...

E como eu disse, a trilha sonora é bem interessante. Isso não significa que seja ruim.

Red disse...

ah sim, Unleashed bateu esse título, mas na época era sim considerado, não só por fãs, como a própria nintendo e especialistas (tá, os especialistas são um bando de bostas, mas enfim...)

Matt Harrison disse...

Puxa, e qual era o outro jogo que tinha no mercado para competir com ele e ainda ser considerado pior? o_o

Sinceramente, não quero ter o desgosto de jogá-lo.

Red disse...

XD Bom, é como você mesmo disse. Gosto é gosto. Ah, e em se tratando do outro jogo do Sonic, Sonic the Hedgehog para Xbox 360/PS3 consegue ser tão pior que a maioria dos outros da franquia e para provar que eu não defendi o Sonic só por eu ser fã, esse do X360/PS3 sim eu não teria o desgosto de jogá-lo. Se esse fosse para Wii aí sim eu concordaria com 98% da review, porque a engine é um lixo, framerate muito grande, enredo péssimo e jogabilidade precária. Felizmente o que salva é a trilha sonora. (In his woooorld (8)) -q

Wested disse...

acho que o jogo deve ser bom embora como voce descreveu as telas são curtas

Kike disse...

axei legal o enrredo até... éra medieval é animal! só que com o sonic :S ficou estranho!

o sonic parou de ser um character original!

flw!

OBS: ta fazendo muita review de Wii, cade as review de DS man? xD

Matt Harrison disse...

Pode deixar que as reviews de DS vão voltar a aparecer! XD

Red disse...

Então, aproveitando a deixa, faz review de Sonic Rush de DS. u_u

Mike disse...

concordo com tudo que li ai,sempre gostei de sonic q literalmente ta uma merda,mas esse ai foi um ridiculo divertido ate,enfim,dos piores esse é melhor =/

Matt Harrison disse...

Nii, joguei o Sonic que você falou, de 360.

Não pude jogar muito, mas não vou duvidar que seja pior que esse não.

O jogo realmente é péssimo.

Vinnih =D disse...

Malz em descordar Red(um pouco tarde, mas...) o enredo de Sonic Rivals é mto melhor que esse \o Sonic Riders então... *-*

e pq falo isso? falo pois OS 2 são SPIN-OFFS(não são da série principal, whatever e_e').

Realmente, o nosso querido ouriço azul, pisou na bola de tanto correr rapido =/