sábado, 3 de outubro de 2009

Review: MegaMan X: Command Mission (GC)

Review: MegaMan X: Command Mission (2004, Nintendo GameCube)



Command Mission é mais um jogo de MegaMan num estilo diferente que sofre pelo preconceito dos "fãs" (sim, digo "fã" entre aspas porque fã de verdade é aquele que testa o jogo antes de falar qualquer coisa). Assim como Battle Network, se trata de um jogo de RPG do consagrado robô azul da Capcom, mas diferente do mesmo, Command Mission é um RPG no estilo clássico, baseado em turnos, seleção de ataques, etc.

Lançado pouco antes de MegaMan X8, a história é bem spin-off mesmo. Não é tão clichê, mas também não é nada envolvente demais. Às vezes se mostra bem linear e previsível, e raramente surpreende.

Em questão de gráficos, o jogo é bem bonito. Fazendo uso do estilo de cel-shading, os personagens são bem detalhados, porém não possuem muita variação de movimentos nas cutscenes. Creio que esse seja um dos maiores problemas do jogo, a maioria dos diálogos não passa da caixa de texto com o modelo 3D do personagem em cima, o que se torna um pouco cansativo. Talvez se mais diálogos fossem feitos em cutscenes, o enredo do jogo se tornaria um pouco mais dinâmico. Além disso, nas próprias cutscenes e CGs, os personagens não possuem muita variação de movimentos, o que os torna um pouco "robóticos" (?!). Os cenários possuem um bom nível de detalhamento, e o estilo lembra um pouco a série Legends às vezes.

O som do game é satisfatoriamente bom, com os personagens bem dublados (embora algumas frases se tornem um pouco repetitivas rapidamente), efeitos sonoros legais e tudo mais. O único problema talvez seja o barulho dos passos dos personagens, ficaram meio estranhos. Fora isso, tiros, explosões e tudo mais vieram diretamente dos títulos plataformas, o que é muito bom.

A jogabilidade é muito boa também. Fora das batalhas, não há muito o que fazer, além de andar com X explorando os cenários e procurando itens. Durante os combates, que são aleatórios (outro ponto negativo na minha opinião), a jogabilidade também é bem simples e intuitiva. Os ataques ficam posicionados nos botões X, Y, A e o botão L para o ataque especial (sendo que cada personagem tem o seu). Destaque para o indicador de turnos, que além de mostrar quem é o próximo personagem a atacar, ainda indica o nível de energia dos inimigos. Muito funcional e bem pensado. Ponto negativo para o mapa, que é realmente péssimo. A sorte é que você provavelmente não vá precisar muito dele, mas mesmo assim faz falta. Por sorte o mini-map que fica na tela é satisfatório.

O jogo foi lançado para PS2 e GC, sendo que cada uma das versões possui um extra. A de PS2 contém um pequeno demo de MegaMan X8, enquanto a do Cube permite que você conecte com o GBA para que o portátil fique exibindo uma tela com um radar, mostrando a localização de itens ocultos. Precisa dizer quem saiu com a vantagem?

Command Mission se mostra um RPG muito bom, e apesar de não ser o melhor spin-off da franquia, vale como mais uma evidência de que um game do robozinho azul não precisa ser necessariamente plataforma para ser bom. Apesar de ter vários pequenos defeitos, isso não compromete muito o título, que continua se mantendo acima da média.

Avaliação:
Gráficos: 8,5
Jogabilidade: 9
Som: 8,5
Diversão: 8
Replay: 8,5
-
Nota final: 8
-
Comentário final: Embora não seja tão bom quanto a série Battle Network ou Legends, Command Mission é um ótimo MegaMan não-plataforma.

4 comentários:

Godiles disse...

boa review...+ acho que poderia ter diminuido um pouco a nota...tipo uns 7,5...+ enfim..fiquei curioso pra jogar =]

Red disse...

Gostei da review, nii 8D Mas eu, particularmente, não gostei MUITO do jogo não. Até me interessei, mas mudei após uns 30 minutos de jogo (aliás, eu joguei o de PS2). Mas tenho vontade de jogar de novo.

Caio disse...

Pow man...Curti essa review,apesar de nunk ter jogado command mission,apenas visto uns videos no youtube e afins,axei que retratou bem,enfim Boaa lek xD

Lucas disse...

Megaman X Command Mission é foda *-* pelo menos, eu que sou fã mesmo das séries de megaman, acho. 8D Só não vou muito com as vozes, dublagem em inglês.. --'
Mas.. Review foda :3