domingo, 18 de outubro de 2009

Review: Scribblenauts (NDS)

Review: Scribblenauts (2009, Nintendo DS)



Esqueça tudo o que você já viu relacionado a "jogos interativos": Scribblenauts é a palavra final em interatividade, afinal, qual outro game te dá um dicionário inteiro a disposição para passar uma fase?

Scribblenauts nada mais é do que o game mais criativo dos últimos tempos, e isso é um fato. É complicado explicar em palavras, pois a experiência proporcionada por esse game só pode ser sentida jogando.

A idéia do jogo é simples: Pegue a Starite em cada fase. Só isso. O que você faz para atingir o objetivo é que torna o jogo tão especial: Faça o que você quiser. Isso mesmo, o que você quiser! Clique no ícone do caderno no canto superior direito da tela, deixe sua imaginação fluir e escreva o que quiser (desde que não seja um produto protegido por direitos autorais ou de cunho pornográfico), e o game cria o objeto instantaneamente.

Você escolhe se quer seguir pelo meio lógico ou pelo criativo, por exemplo: em certo nível, o jogo pede para que o jogador derrube umas garrafas. O que você faz? Uma simples bola e a arremessa nas garrafas? Ou faz um elefante e usa um rato para o espantar e fazê-lo correr em direção às garrafas?

Este incrível game, fruto da imaginação da 5th Cell, mesma empresa por trás de Drawn to Life, peca em apenas um aspecto: A jogabilidade. E, infelizmente, a falha é grande. Inúmeras vezes, você morrerá não por falta de habilidade, mas sim porque enquanto tentava pegar um objeto, o jogo entendeu que você quis pular do barranco. Extremamente imprecisa, a jogabilidade faz com que o jogador esquente a cabeça mais do que os puzzles em si.

Desconsiderando esse aspecto (o que é difícil), o jogo possue um fator de diversão extremamente alto. A cada fase que você completa, habilita a mesma para passar no modo de desafio, que consiste em fazer com que o jogador passe a fase por mais três vezes seguidas, porém sem repetir nenhum objeto. Isso certamente te faz ficar um bom tempo preso ao game.

Obviamente, Scribblenauts não possue realmente todas as palavras do dicionário, mas são mais de 22 mil palavras que podem ser escritas pelo jogador para serem materializadas na tela. Algumas dela, claro, não possuem função para passar os puzzles, são apenas para se divertir. Até mesmo alguns memes da internet, como o "Keyboard Cat", estão presentes no game.

"Ah, mas eu sou péssimo em inglês. Não vou conseguir escrever as palavras que eu precisar!" Não sabe inglês? Sem problemas! O game tem suporte à língua portuguêsa. Ah, e digo mais: é português do Brasil, não de Portugal. Vamos torcer para que o game seja um "divisor de águas" em relação à games traduzidos em português.

Scribblenauts é um excelente game. A jogabilidade é sofrível, o que o faz perder vários pontos, mas continua sendo ótimo. O replay é quase infinito, e a diversão é garantida.

Avaliação:
Gráficos: 7
Jogabilidade: 6
Som: 9
Diversão: 10
Replay: 10
-
Nota final: 8
-
Comentário final: Em Scribblenauts, quando você precisar de ajuda para passar uma fase, não vai procurar um detonado; vai procurar um dicionário. Genial.

9 comentários:

teddyursa disse...

LOLOOLL AMAZING

Sajura disse...

great job, man.

Anonymous disse...

LUKE I'M YOUR FATHER

katy disse...

its over 9 thousand!

Sayoo-channn disse...

ROFL VERY GOOD1!!

Godiles disse...

review bem legal...ta ai um jogo que mesmo não me agradando muito eu preciso dar um conferida pra ver qualé q é =D

Red disse...

Meu, se não fosse meu primo me falando horrores nesse troço, eu até acharia mais legal (ele me encheu o saco). Não que o jogo não seja chato, eu vou dar uma olhadinha nele mais tarde. Parece ser bacana. Ah! E belo review, nii :D

Raphael disse...

O jogo é muito loko mesmo, mas na hora da jogabilidade concordo com vc, se não fosse esse pequeno detalhe eu daria 10 para o jogo!

Rikki Kitsune disse...

Muito bom, me deixou com vontade de jogar! *-*