segunda-feira, 8 de junho de 2009

Review: Chibi-Robo: Park Patrol (NDS)

Chibi-Robo: Park Patrol (2007, Nintendo DS)




Ah, Chibi-Robo. Esse joguinho durou um bom tempo comigo, antes de eu enjoar.

Foi um dos primeiros títulos de DS que eu joguei, além de ser um dos mais legaizinhos e criativos que eu vi até hoje também. O objetivo do jogo se resume a reflorestar um parque, que está praticamente "morto". Você controla Chibi-Robo, um robozinho muito pequeno, como o nome sugere. Mas pequeno mesmo, tipo, menor do que uma latinha de refrigerante.

Mas... como reflorestar todo um parque com um robozinho tão pequeno? Simples, bastam alguns veículos, alguns utensílios especiais e muita força de vontade. E sem se esquecer de verificar a bateria!

A mecânica do jogo é bem simples e intuitiva. Você começa com um radinho e um aparelho para regar as flores, e uma bateria de 100 watts. Com o rádio, você toca uma música perto das flores brancas para que elas joguem suas sementes no terreno, e com o "conta-gotas" você as rega para que cresçam e virem novas flores. Caso sejam brancas, basta tocar a música de novo para que elas voltem a dar mais flores, e assim sucessivamente. Quando uma parte terreno tiver um certo número de flores, aquele espaço em específico se tornará gramado e vivo novamente. Mas mesmo assim você ainda pode plantar flores lá. A cada flor que você planta, ganha alguns "happy points", que são transformados em watts no final do dia para que você compre itens na sua base ou abasteça a bateria lá (mas fica uma dica, abasteça na tomada da rua que é de graça).

A mecânica do game é bem simples. Você controla Chibi pelo direcional digital, e usa os itens pela touch, seja pedalando sua bicicleta, remando seu barquinho ou regando suas plantinhas. Nada muito complicado. Ao se aproximar de um objeto interativo, como uma tomada, um ícone aparece na tela do toque, para você interagir. Os gráficos do game são muito bons, com o modelo 3D de Chibi bem bonito, detalhado e brilhante. Os demais personagens também são bem feitinhos, e dos humanos só aparecem os pés.

O jogo conta com vários itens que podem ser instalados no parque e apetrechos a mais que podem ser colocados no robozinho, além das modificações de terreno para o parque. Tudo isso custam alguns watts, que funcionam como moeda do jogo, e para conseguí-los, você prescisa trabalhar bastante no parque ou vender algumas flores. Isso aumenta o fator replay, pois te faz cuidar do parque para ter dinheiro e comprar alguns brinquedos para o mesmo. Apesar disso, o game cansa rápido, pois não apresenta desafio muito alto e nem temáticas que se renovem constantemente, resumindo-se a plantar, explorar um pouquinho a pequena parte da cidade da qual você tem acesso e brincar no parque, e às vezes dar cabo dos bichinhos pretos do mal que aparecem no seu parque para acabar com suas flores.

Apesar de ser um game que visualmente e tematicamente aparente ser direcionado ao público infantil, pode trazer algumas horas de diversão até pros mais grandinhos. Pensando bem, acho que vou voltar a jogar...


Avaliação:
Gráficos: 8,5
Jogabilidade: 8
Som: 7
Diversão: 9
Replay: 8,5
-
Nota final: 8
-
Comentário final: É um joguinho bem divertido, principalmente para os menores. Ah, quantas boas horas de diversão esse game me proporcionou...

3 comentários:

Hitsu' disse...

Vo baixar, joguin parece interessante *--*

Kike disse...

*baixando* tomara que me de boas horas de diversão, assim como deu a voce *--*

:D

Incognito disse...

ahauhuahauha terminei esse jogo pela falta do que fase xD eu achei meio fraco mais tbm divertido ateh certo ponto.