domingo, 7 de junho de 2009

Review: Pokémon Diamond & Pearl (NDS)

Pokémon Diamond & Pearl (2007, Nintendo DS)



Quando o novo portátil da Nintendo, o Nintendo DS, foi lançado em 2004, todos começaram a se perguntar como as grandes franquias da Nintendo iriam ficar no pequeno notável, com sua incrível jogabilidade touch. Com Pokémon não foi diferente.

Depois do pequeno deslize com a terceira geração, devido aos pokémon pouco cativantes apresentados e diversos outros fatores, todos esperavam para ver como seria a quarta geração de pokémon. Só que nada dos novos jogos serem lançados, apenas spin-offs, alguns bons, como Mystery Dungeon e Ranger, e outros nem tanto como Dash. Porém, em 2007, finalmente a quarta geração foi lançada, sob os nomes de Diamond & Pearl.

E então veio, a revanche de criaturinhas novas. Todas bizarras. A impressão que passa é que não resta mais criatividade para criar monstrinhos novos, pelo menos para mim. Uns bichos feios, esquisitos e com nomes toscos, agora totalizando 493 pokémon. É claro que tem algumas exceções, alguns monstrinhos legaizinhos, mas são poucos se comparado com o grande número apresentado. Bom, deixemos isso de lado e vamos falar um pouco dos outros aspectos do game.

Graficamente falando, o jogo é muito bonito. Apresenta cenários em 3D, com os personagens em bonitos sprites, agora com resolução maior do que na geração passada, devido ao aumento em relação a tela do GBA para a do DS. A tela de toque, quando andando pelos mapas, mostra um relógio chamado PokéWatch, ou Pokétch para resumir, que nada mais é que o PokéGear/PokéNav dessa geração. Com algumas funções úteis, como relógio digital, um aparelho pra checar se os moves são Super Effective ou não, outro para checar se seus pokémon no Day care Center já breedaram, entre outros, é um aparelinho bem útil. Já durante batalha, a tela de baixo mostra os menus com os golpes, itens, pokémon e etc, facilitando bastante quando você joga com a caneta.

Em matéria de som, o game não fica atrás dos outros na franquia. Músicas envolventes é o que não faltam, como nas batalhas contra os lendários e os membros da Elite Four. Porém, novamente, os sons das vozes dos pokémon dão lugares a toquinhos polifônicos. Mas depois de 12 anos, isso já nem é notado mais (mas bem que poderia ser corrigido).

O maior atrativodesse jogo, porém, é o fator On-Line. Usar a Wi-Fi Connection para batalhar com amigos distantes e trocar pokémon com pessoas do mundo todo é ótimo, ajudando bastante no tema principal do game que é completar a PokéDex.

Mas no geral, Diamond & Pearl diverte, apenas não trouxe o ressurgimento de Pokémon (não que a franquia realmente precise de um ressurgimento agora). Apesar de suas falhas, é um bom jogo.

Avaliação:
Gráficos: 8
Jogabilidade: 9
Som: 8,5
Diversão: 10
Replay: 8,5
-
Nota final: 7
-
Comentário final: No geral, é um bom game, apenas é o mais fraco da franquia. Vamos esperar pelos remakes de GS, anciosamente!

Um comentário:

Diego disse...

Realmente,os pokemons dessa quarta geração são bizarros, apenas alguns que se salvam! Da terceira geração eu gostei no geral, não achei tão ruim, mas aquilo que você disse é a mais pura verdade: Já acabou a criatividade para criarem novos pokemons, ta ficando enjoativo já...

Também depois de tanto tempo, não tem muito mais oq criar nos games de pokemons para os portateis da nintendo, até porque tá perdendo muito em originalidade e essa versão mostra muito bem isso, muitas coisas inúteis (apesar do jogo ser sim muito divertido)

Também faço um destaque para as câmeras do primeiro e do segundo ginásio, que são meio atras do personagemm e que curti muito! Seria muito interessante ver um game da franquia inteiro nesse estilo...