sábado, 13 de junho de 2009

Review: The Legend of Zelda: The Minish Cap (GBA)

The Legend of Zelda: The Minish Cap (2005, Nintendo Game Boy Advance)



O primeiro capítulo de Zelda exclusivo para GBA não podia ser melhor. Depois do também ótimo remake de A Link to the Past, junto com o bônus Four Swords, podemos perceber que o GBA nos privilegiou com ótimos jogos dessa franquia.

Lançado em 2005 (2004 no Japão e Europa), o game foi considerado por muitos como sendo os melhores gráficos de GBA, uma posição muito justa, diga-se de passagem. O visual do game é primoroso, com belíssimos sprites bem detalhados e, por assim dizer, "fofos". Com efeitos visuais também muito bonitos, o jogo prima pelo visual, trazendo de volta o visual de Link de Wind Waker, conhecido popularmente como "Toon Link".

O enredo do game é muito bom, assim como de toda a franquia. Tudo começa com Link, nosso herói, acordando com a princesa Zelda à sua porta, esperando-o para irem juntos ao evento que está acontecendo na cidade. Seu avô, o ferreiro do reino, pede para que você leve uma espada até o castelo, para que a mesma seja entregue ao vencedor de um torneio, como prêmio. Acontece que, Vaati, o vencedor do tal torneio, não tem interesse na tal espada, e sim em algo bem maior...

O game conta com 3 tipos de visões do ambiente, por assim dizer. A primeira é a mundo normal, com tudo normal. A segunda, é quando você, como Minish, habita o mundo real. O sprite de Link se transforma em algo bem pequeno na tela, e você não tem acesso a quase nada, devido ao seu tamanho. O terceiro, e talvez o mais interessante, é quando você habita o mundo dos Minish. O game se torna incrivelmente detalhado, com plantas gigantes e até inimigos do mundo normal em tamanho infinitamente maior. Um simples Octorok, fácilmente eliminado com um único golpe de Link em seu tamanho normal, pode se transformar em um incrível chefe de uma dungeon.

O som do game é excelente, assim como de costume da franquia. Músicas marcantes e efeitos sonoros incríveis dão uma beleza extra ao reino de Hyrule. A jogabilidade também é ótima, com resposta rápida dos comandos e a opção de configurar em qual botão utilizar cada equipamento.

O jogo conta com algumas "figurinhas", que podem ser compradas de maneira sortida através não de Rupees, mas sim trocando por uma espécie de conchas, que não tem outra utilidade senão esta. Cada figurinha que você compra diminuem suas chances de tirar uma nova, exigindo que você gaste mais conchinhas para cada figurinha que for pegar, caso queira ter certeza de que vai ganhar uma nova. Isso aumenta bastante o fator replay, pois as figurinhas são muito bonitas e trazem umas informações legais, perfeitas para quem gosta de colecionar coisas nos games.

Esse game é fundamental para qualquer um que se considere fã de Zelda, na minha opinião é o melhor episódio da série (podem me linxar por isso, fãs de OoT), e por qualquer um que busque um ótimo game Adventure no GBA, que apesar de já estar aposentado, ainda tem um gás para gastar.


Avaliação:
Gráficos: 10
Jogabilidade: 9
Som: 9,5
Diversão: 10
Replay: 10
-
Nota final: 10
-
Comentário final: A série Zelda em si já é uma obra prima, esse game então nem se fala. Realmente, indispensável na coleção de qualquer proprietário de um GBA.

4 comentários:

Godiles disse...

boa review...deu até vontade de jogar...ai se eu tivesse um EZ flash x_X

Hitsu' disse...

Otimo jogo mesmo n-n
Já quase zerei ~

Anonymous disse...

muito bom
qndo joguei ñ + quiz parar mais!

Jkun disse...

muito bom
qndo joguei ñ + quiz parar mais!!