domingo, 7 de junho de 2009

Review: Resident Evil 4: Wii Edition (Wii)

Resident Evil 4: Wii Edition (2007, Nintendo Wii)



Lançado originalmente em 2005 para o agora falecido GameCube, o jogo revolucionou totalmente a franquia Resident Evil, além de gerar uma pequena polêmica devido a alguns problemas de exclusividade entre a Capcom e a Nintendo, mas esse assunto fica para depois.

O game mudou características principais da série, como a câmera estática a cada nova sala, e até mesmo o estilo do jogo, que deixou um pouco de ser um survival horror e se tornou um título mais focado na ação.

A primeira grande mudança encontrada quando se começa o jogo é a câmera, obviamente. Agora focalizada sobre o ombro do protagonista Leon (o mesmo de RE2), a câmera se mantém atrás de você durante todo o percurso, o que é um ótimo avanço na minha opinião, tanto que considero até hoje a câmera desse jogo como uma das mais perfeitas que já vi.

A jogabilidade, que já era primorosa no GameCube e no PlayStation 2, se torna infinitamente melhor no Wii. Caso você já tenha jogado em alguma das outras plataformas, vai estranhar bastante no começo, mas nada que alguns "You Are Dead" na primeira vila não resolvam para se acostumar com a jogabilidade nova. Diferentemente das versões para os outros consoles, no Wii a mira fica o tempo todo na tela, mesmo quando você não está utilizando-a (exceto quando o personagem está carregando algum Rifle ou sem arma nenhuma), o que é ótimo, já que quando você apertar o botão para mirar, a arma já estará apontada para o lugar em que você deseja, evitando ter que ficar mechendo o analog toda vez que aperta o botão de mira. Para usar a faca, basta balançar o WiiMote, mas caso prefira, também é possível fazê-lo apertando o botão C para sacar a faca e depois o A para usá-la. Recarregar também ficou bem simples, basta apertar o botão da mira (B) e chacoalhar o controle para cima e para baixo, semelhante àqueles jogos de tiro de fliperamas, ou apertar o botão B para mirar e para baixo no direcional digital, e para atirar, simplesmente aperte B, mova o WiiMote para movimentar a mira e aperte A para disparar.

Graficamente falando, o jogo dá um show à parte. Como um dos gráficos mais bonitos da geração passada, o jogo forçava a caixinha da Nintendo ao máximo. Óbviamente, o port para PS2 apresentava um leve downgrade gráfico, devido à maior capacidade gráfica do roxinho. Apesar da versão analisada aqui ser para uma plataforma da nova geração, os gráficos se mantiveram os mesmos. O que não é ruim, pois apesar de ser um console next gen, o Wii não tem o mesmo poderio gráfico de seus concorrentes, e o jogo possui um bom gráfico até mesmo para os padrões atuais.

O som do jogo também é excelente, contando com músicas de suspense e até mesmo com momentos de silêncio, mas que ajudam a dar o clima de suspense do ambiente. O jogo apresenta fielmente os sons dos passos do personagem, e a voz do mesmo é muito bem dublada. Já os inimigos, por sua vez, falam algumas frases (muitas delas marcantes, como as clássicas: "UN FORASTERO!" e "DETRÁS DE TI, INBÉCIL!"), mas muito poucas em relação à quantidade de inimigos que você enfrenta.

Basicamente, são poucos tipos de inimigos: Alguns modelos masculinos e apenas um feminino para os Ganados, os inimigos básicos, que são basicamente o que atira foices, o que te inforca, o que atira dinamite e o da motosserra, sendo esse último um homem e uma mulher, que não aparecem em grande quantidade no jogo e são bem difíceis de derrubar. Há também os fiéis do culto (não vou me aprofundar muito para não correr o risco de dar spoil), que também são poucos. Basicamente, os normais, os com capacete, os com escudo e os de roupa vermelha, que são meio que os especiais. Já os mestres, são um capítulo à parte. Apesar de não serem muitos, são bem marcantes e extremamente bem detalhados.

Quanto a polêmica citada anteriormente, foi um caso de que o jogo supostamente era para ser exclusivo (only for) para o GameCube, porém a Capcom meio que quebrou esse contrato e lançou versões para PC e para o PlayStation 2. A versão de PS2, apesar de ter os gráficos reduzidos, contém também vários extras habilitados após terminar o jogo, que felizmente foram mantidos na versão de Wii. O jogo, apesar de mudar bastante as características da franquia Resident Evil, é excelente e diverte bastante por horas. Apesar da raiva que você vai passar quando Ashley ficar na sua frente e você acidentalmente (ou não) atirar nela, ou algum inimigo a agarrar por ela ser extremamente burra, isso faz parte do jogo e te obriga a ficar atento em você e nela ao mesmo tempo, pois caso ela morra ou seja capturada, é game over.

Avaliação:
Gráficos: 10
Jogabilidade: 9
Som: 10
Diversão: 10
Replay: 9
-
Nota final: 9,5
-
Comentário final: Um dos melhores jogos que já tive a oportunidade de jogar, considero o melhor Resident Evil de todos (e não, não estou excluindo o novo Resident Evil 5), e me faz querer profundamente que a Capcom lance um RE5 adaptado para Wii, e que pare logo de lançar essas versões On Rail, que dão a impressão de que o Wii fica com "as sobras" da empresa.

8 comentários:

Osni disse...

Muito bom mesmo esse jogo, mas ainda não joguei para Wii. Ah sim, ótimo review ^^

Kike disse...

fechei o game para ps2, realmente um jogo para fans de wii e de resident evil, pois quem já jogou de play com certeza vai querer comprar um wii apenas para jogar esse jogo

R.A.P. disse...

Jogo perfeito, para Wii jogabilidade mais do que perfeita, sem contar os Ganados falando em espanhol, que se diga de passagem ficaram muito bem dublados, frases como: "Mata-lo; Ali esta" dão uma caracteristica ao jogo muito legal, para mim o melhor personagem é o Comerciante, muito bem feito.

Matt Harrison disse...

Merchant rulez, Raphael! XD

Sem dúvidas o melhor personagem.

Luuuis disse...

UEHUEHUEHUHEUHE
concordo com o Raphael
Jogo absolutamente perfeito, faço algumas ressalvas ao widescreen que algumas vezes deixa a desejar na camera do jogo, mais uma coisa mínima que naum tira nem um pouco do mérito do jogo.Na minha opinião melhor game de ps2 e gamecube (não é a toa que ganhou como game do ano^^) Gráficos totalmente lindos, jogabilidade ótima, perfeição em detalhes, enfim se eu for apontar todos os pontos positivos desse jogo vou ficar aqui até amanha ;D.
Algo muito divertido são as frases que voce ouve durante o game inteiro, que entram na sua mente e voce passa a reproduzi-las na vida real (sim, sou uma vítima desse vício). Mas sem duvidas o merchant é o melhor ;D

Enfim, o Jogo é simplismente maravilhoso, dou 10 sem pensar ^^

dIEGO disse...

Bom, oq dizer desse jogo, né??

Enfim, todo elogio para ele é pouco, um dos jogos mais completos e viciantes que já joguei, tanto que você mal acaba de zerar o jogo e ja tem vontade de começar um novo save! O suspense gerado pela trilha sonora acaba fixando a nossa atenção na frente da telinha e nos proporciona os melhores momentos de tensão e suspense de nossas vidas!

A versão para WII parece trazer bastante inovações, isso sem contar a jogabilidade que deve ser incrivel nesse console! Eu poderia ficar aqui por muito tempo citando todas as qualidades desse jogo, mas acho que todo mundo já sabe o quanto ele é incrivelmente perfeito! Além disso,o jogo tbm tem mtos bordões, oq o torna mais divertido ainda. Na minha opinião o mais legal é o: " Alii está.......MATA-NO" Huehueheueue!

E o Merchante, oq dizer então?? Vixxxx! haushaushaushaus ele ruleia legal no jogo e na minha opinião é a grande figura do jogo xD

ressalvas para o falso widescreen na versão para PS2,inrterferindo na visão do jogador,os erros que o jogo possui qdo vc troca as roupas dos personagens que saem erradas nos filminhos 9e aquels cachorros dos inferno ¬¬) Mas nem uma dessas coisas atrapalhammm a diversão que o game proporciona!

ótima analise, gostei mto do texto! E...é isso...


COME BACK ANYTIME!

Matt Harrison disse...

Vale lembrar que o erro citado sobre as roupas alternativas nas CGs do ps2 não acontecem no Wii.

Se você está usando a roupa da S.T.A.R.S., é com ela que Leon aparece nos clipes.

Restart81 disse...

ótima review, como sempre =)
adorei doofie, to jogando esse, e concordo que é o melhor dos re que joguei até agora! bons gráficos,ótima camera, ótimo pra passar o tempo! :B