domingo, 7 de junho de 2009

Review: Tatsunoko vs. Capcom - Cross Generation of Heroes (Wii)

Tatsunoko vs. Capcom - Cross Generation of Heroes (2008, Nintendo Wii)



Você deve estar se perguntando: "WTF? Tatsunoko? Que diabos é isso?" Calma, eu explico. Tatsunoko é uma empresa de animação japonesa, responsável por grandes sucessos como Gatchaman, Yatterman e Speed Racer. Tá, talvez não tão grandes assim. É uma empresa muito antiga, por isso não é tão conhecida atualmente. Bom, você não prescisa saber muito mais do que isso sobre a empresa, se quiser se aprofundar mais pesquise no google. XD

Eis que surge mais um jogo no estilo Marvel vs. Capcom! Mas dessa vez, infelizmente, exclusivo do Japão. Tatsunoko vs. Capcom é um ótimo game de luta do Wii, que supre bem a falta de um Street Fighter IV (tá bom que não se pode comparar né, mas quem não tem cão caça com gato), já que o título ainda não deu (e provavelmente não dará) as caras no console branco da Nintendo.

Como o ótimo game que é, e com o grande número de pessoas na internet dizendo que comprariam o jogo (caso lançado no ocidente), você deve se perguntar o por quê da Capcom não lançar essa obra-prima por esses lados. A resposta é simples: Direitos autorais. No Japão, todos os personagens da Tatsunoko pertencem a uma só empresa (adivinhe qual é), mas no ocidente, os personagens estão espalhados por diversas marcas diferentes. Isso complica muito a utilização da imagem dos personagens no jogo, então torna-se muito complicado um lançamento ocidental. Mas a Capcom não afirmou que isso não vai acontecer, só afirmou que não está nos planos. Resta esperar que isso mude.

Graficamente falando, o jogo até que faz bonito. Os gráficos não são nada de excepcionais, mas também não são feios. Os efeitos visuais são bonitos, e dão um charme aos combates. Com relação aos personagens, a lista até que é bem extensa: são 22 ao total, sendo 11 da Tatsunoko e 11 da Capcom, com 4 secretos (2 de cada lado também). No começo, é normal que se escolha principalmente os do lado da Capcom, por serem rostinhos mais conhecidos para nós (principalmente Ryu, de Street Fighter), e que provavelmente sabemos jogar melhor (que atire a primeira pedra quem não sabe usar, pelo menos em teoria, o hadouken!). Com uma lista de rostinhos conhecidos, o lado da Capcom conta com, entre outros, Ryu, Chun-Li, MegaMan (RockMan), Roll e Morrigan. Como podem ver, nem todos são personagens de jogos de luta, porém suas técnicas foram bem adaptadas para essa função, como o fato de MegaMan usar várias armas diferentes (devido ao fato de ser o MegaMan de "MegaMan Legends" - seria isso um teste para um novo jogo da série?) e Roll usar uma vassoura e balde. Já do lado da Tatsunoko, personagens não tão conhecidos pela sua idade como Gatchaman, Yatterman, e outros-man da vida.

Em som, o jogo também não peca. Tem diversas músicas, com cada personagem tendo a sua em específico, e Roll tem até uma música cantada. A jogabilidade com o combo Wii-Mote + Nunchuck não é boa (soltar hadouken apenas apertando B é imperdoável), mas com o GameCube Controller é excelênte. O jogo oferece suporte também ao Classic Controller.

O jogo parece ser tipo um "subistituto de SFIV", não que ele seja comparável à tal, mas é bem legal e diverte. Agora, resta saber se a Capcom vai ou não trazer isso para cá, resta torcer que sim.

Avaliação:
Gráficos: 8
Jogabilidade: 10
Som: 8,5
Diversão: 10
Replay: 10
-
Nota final: 9
-
Comentário final: Como citado antes, na falta de um SFIV, TvC é um bom jogo. E Cross-Overs são sempre uma boa pedida. E sou só eu ou mais alguém aí quer um MegaMan Legends 3? (RockMan Dash 3)

---------------------------------------

PS: Quando escrevi essa review, a um tempo atrás, a versão ocidental de TvC ainda não tinha sido anunciada.

3 comentários:

! Jhonata disse...

Não sei porque, mas o tio na parte esquerda da capa me lembra Speed Racer .-.

Godiles disse...

no meu ver: graficos: 10

melhor jogo de luta da nova geração (sim melhor até que SFIV na minha opinição) e sem duvida um dos melhores do wii.

sem mais.

Anonymous disse...

Buying memory is such a big hassle... You have to search online for prices, filter through which ones are genuine, around a bunch of shops,compare prices, finally buy your memory, and then fervently pray that the price doesn't fall in the next two weeks or so.

I've been done in by crazy price changes in the past... especially this one time when I bought a Micro SD card for my DS flashcard at what I thought was a bargain price, only to later see that it fell by $5 in a week's time.

(Posted using cPost scPost for R4i Nintendo DS.)